Edição do dia 16/10/201616/10/2016 08h19 – Atualizado em 16/10/2016 08h19
Atenção à higiene é fundamental para o trabalho com alimentação
Quem trabalha em restaurante deve ter mãos lavadas e unhas cortadas.
Essa é uma das orientações dos consultores Marco Amatti e Enzo Donna.
A atenção redobrada com higiene é uma das orientações para empreendedores interessados em investir na área de alimentação. Os consultores Marco Amatti e Enzo Donna dão dicas para pessoas que pretendem trabalhar nesse setor.
“A partir do momento em que ele resolve ter restaurante, ele é um agente de saúde. Mãos lavadas, unhas cortadas, barba feita. É importante obedecer às normas da vigilância”, alerta o consultor Marco Amatti.
Se o negócio for padaria, o empreendedor deve se preparar para trabalhar muito e também ter um bom faturamento. “Hoje, o dono da padaria tem um desafio muito grande: pensar na produção. Por isso, tem havido uma evolução muito grande nessa área. É um setor que tem sobrevivido à crise justamente pela diversidade de negócios”, diz o consultor Enzo Donna.
No restaurante, depende se for serviço por quilo ou à la carte. “Se ele for fazer restaurante por quilo, vai trabalhar para um público especifico, que trabalha, que almoça fora de casa de segunda a sexta e abre normalmente só durante o almoço. Se ele enveredar para o mercado de restaurante à la carte, ele tem que pensar em dois tipos de público: a refeição de lazer, que vai a noite ou no fim de semana, e o almoço do dia do trabalho também com cardápios executivos”, diz Donna.
Como tudo no Brasil acaba em pizza, esse é um mercado extremamente popular. “Mas que tem característica: só funciona à noite. Ainda é um hábito noturno o consumo de pizza. Aos poucos, o Brasil está mudando. Precisa ter um bom pizzaiolo, bons ingredientes, boas receitas e um forno. O investimento necessário para montar uma pizzaria é menor que outros empreendimentos. Por isso, tem muita gente participando e a concorrência é grande”, avisa Donna.
Uma dica que ajuda a decidir é imaginar que tipo de negócio cabe no espaço a ser administrado. “Quanto mais variedade de produtos, mais complexa a operação. O importante é pensar: se não tenho espaço para um grande cardápio, trabalhar com saladas e carnes cruas aumenta a complexidade. O espaço tem que ser adequado à operação que vou escolher”, conclui Marco Amatti.
Veja matéria completa no link:
http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2016/10/atencao-higiene-e-fundamental-para-o-trabalho-com-alimentacao.html
ABRASEL
R. Itápolis, 1468 – Pacaembu
São Paulo/SP
Telefone: (11) 3663-6391
Site: www.abraselsp.com.br
Email: [email protected]
EATALY SÃO PAULO
Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, 1489 – Vila Nova Conceição
São Paulo/SP – CEP: 04506-001
Telefone: (11) 3279-3300
Site: www.eataly.com.br