– Por causa das características étnicas da região o consumo em São Paulo é muito grande. Além disso, [a pizza] é um alimento muito democrático. Quando a classe C tem condições de comer fora, ela vai à pizzaria. Uma pizza custa em média R$ 36 e alimenta 3 pessoas. São Paulo tem uma classe C muito forte e isso influencia no consumo.
A cidade de São Paulo tem 5.000 pizzarias em funcionamento, enquanto no Estado são 12 mil. E esse é um setor que não para de crescer. Segundo Adilson Barbosa, diretor executivo da Pizzarias Unidas, o mercado cresce em torno de 6% a 8% ao ano e fatura R$ 5 bilhões anualmente.
De acordo com os dados coletados pela ECD, uma pizzaria delivery vende em média 1.600 pizzas por mês. Já um estabelecimento que entrega o produto na casa do cliente e serve no local comercializa 2.700 unidades. As pizzarias especializadas apenas em servir no restaurante vendem em média 3.900.
Dia da Pizza
Comemorado em 10 de julho desde 1985, o Dia da Pizza esse ano cai no sábado – o dia em que mais se consome pizzas no país, segundo Enzo, da ECD.
A homenagem foi criada pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Naquele ano, um concurso elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita da cidade. Empolgado com o sucesso do evento, Carvalho escolheu o dia do encerramento como comemoração oficial da redonda.
Para celebrar o dia, a pizzaria 1900 vai dar desconto de 50% na compra de qualquer pizza. Segundo Raimundo Gonçalves Lima, gerente da unidade Vila Mariana, a pizza grande de shimeji e shitake (tipo de cogumelos) na manteiga e cobertura de mussarela de búfala, que custa R$ 60,40, vai sair por R$ 30,20. Já a tradicional, de mussarela, que normalmente é vendida a R$ 36,50, o cliente vai pagar R$ 18,25.
A Cantina Bella Donna vai oferecer rodízio com 50 tipos de pizzas a R$ 30. A casa normalmente só trabalha com vendas no cardápio.
A pizzaria Carlitos, na Vila Mariana, vai apostar na borda recheada grátis para atrair mais clientes. Segundo o gerente da casa, Renato Pelito, o faturamento no dia da comemoração cresce em média 30% e esse ano, ele espera que não seja diferente.